CANARINA:

Principal

Quem somos?

Testemunhos

Perguntas

Contato

Jornais

O mundo

DEMOS

Clientes

Preço

Catálogo

 

DESCAR:

DESCAR

Aplicações

Vantagens

Importar

Algoritmos

Dados I

Dados II

Funções

Gráfico I

Gráfico II

Google maps

Termoclina

Media

SIG

3D e 2D

 

Wikipedia:

Pol. I

Pol. II

Pol. III

Pol. IV

Pol. V

Pol. VI

Pol. VII

Pol. VIII

Pol. IX

Pol. X

Pol. XI

 

 

 

Poluição X · software · poluição nas águas

                                      

Aplicações 3: poluição nas águas e Hg · poluição águas superficiais · poluição das águas fluviais · tipos de poluição marinha · poluição nas águas · poluição das águas subterrâneas · poluição águas consequencias · poluição das águas dos rios

 


O esgoto pluvial ou , simplesmente , água pluvial pode ser drenado em um sistema próprio de coleta separado ou misturar-se ao sistema de esgotos sanitários.

O esgoto não tratado pode prejudicar o meio ambiente e a saúde das pessoas. Os agentes patogênicos podem causar doenças como a cólera, a difteria, o tifo, a hepatite e muitas outras.

A solução é um sistema adequado de saneamento básico que pode ou não incluir uma Estação de Tratamento de Águas Residuais, conforme o caso a ser estudado.

O Esgoto no Brasil

O lançamento indiscriminado de águas residuais domésticas no Brasil costuma ser um dos maiores problemas ambientais e de saúde pública.

No Brasil, são produzidos 32 milhões de metros cúbicos de águas residuais por dia. Deste total, apenas 14 milhões são coletados e somente 4,8 milhões de metros cúbicos de esgoto são tratados, volume que corresponde a apenas 15% do total produzido; o serviço é estendido a apenas 44% das famílias brasileiras. O restante é descartado de forma indiscriminada nos rios. Ainda assim, o investimento do Governo é de apenas 0.04% do PIB[1].

A coleta de águas residuais, no século XVIII e XIX principalmente nas casas mais ricas, dependia do trabalho de escravos, os chamados "tigres". Todas as noites eles carregavam vasos cheios de detritos e iam despejá-los no mar, onde também lavavam os latões, os urinóis e as escarradeiras. Esse tipo de coleta de águas residuais acontecia antes da família real chegar ao Brasil em 1808. Depois da chegada da família real o Brasil passou por muitas transformações significativas. Uma delas foi o caminho para independência de Portugal.
Composição do esgoto
Um grupo de cinco capivaras adultas acompanhados de três filhotes retornam ao muito poluído córrego que atravessa a Universidade de São Paulo de onde haviam emergido para se alimentarem de grama. O córrego recebe águas residuais não tratadas.

As águas residuais contêm basicamente matéria orgânica e mineral, em solução e em suspensão, assim como alta quantidade de bactérias e outros organismos patogênicos e não patogênicos.

Outros produtos podem ser indevidamente jogados descarga abaixo e lançados na rede de águas residuais, como estopas, chupetas e outros materiais relacionados a crianças, objetos de higiene feminina, tais como absorventes, ou ainda produtos tóxicos de origem industrial, preservativos usados, etc.
 

 

 

           (ar)                (ruído)           (electromagnetica)

 

 

poluição nas águas

 

                                                

Canarina Software Ambiental

Software para empresas de consultoria ambiental

Santa Cruz de Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha

e-mail: contato

 

  

European Union · network on Pollution

Member of MAPO: European network on Marine Pollution

 

 

       

 

     português:

 

castellano:     italiano:     

 

 français:   deutsch:     

 

english:  

 

 

castellano: DIS CUS DES  RAD   english: DIS CUS DES RAD  

 

deutsch: DIS CUS  DES  RAD   português: DIS CUS  RAD  

 

italiano:   DIS CUS  DES RAD français:  DIS CUS DES RAD